Sobre Balneário Camboriú

01 de dezembro de 2021

sobre Balneário Camboriú

 Dubai Brasileira, dona do maior aquário do Sul do Brasil, roda gigante inspirada na London Eye… essas são apenas algumas das curiosidades sobre Balneário Camboriú que você confere no artigo de hoje.

Que Balneário Camboriú é sinônimo de qualidade de vida, todo mundo sabe. Morar nessa cidade significa ter uma vida versátil, eclética e ter as melhores opções culturais, gastronômicas e turísticas ao alcance da sua mão.

Não é a toa que BC está no ranking das melhores cidades do Brasil para morar, e figura em primeiro lugar nas melhores cidades de Santa Catarina para se viver, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Índice de Governança Municipal (IGM), divulgado no ano passado.

E não é só isso: Balneário Camboriú também é a escolha de milhares de turistas, que aproveitam a temporada para curtir suas belíssimas praias e a sua noite agitada.

Períodos como as festas de final de ano chegam a receber 1 milhão de pessoas, que vêm de todo o Brasil e também do exterior, para assistir um espetáculo de queima de fogos à beira-bar.

E é claro que essa cidade esconde curiosidades que talvez você nem imagine. Com o texto de hoje, queremos justamente contar para você curiosidades sobre Balneário Camboriú.

Você vai conhecer melhor e com certeza, se apaixonar por essa bela cidade, chamada por muitos de Dubai Brasileira. Confira!

A cidade de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é a menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial – são apenas 45 quilômetros quadrados de extensão. Mas é a 6ª cidade mais populosa do Estado: no total, são cerca de 142 mil moradores fixos, de acordo com a última estimativa feita em 2019, pelo IBGE.

A cidade é marcada por uma excelente qualidade de vida entre seus habitantes, e isso se confirma com a colocação em 5º lugar no ranking do IGM, que avalia dados como governança, saúde, educação e geração de emprego. 

Balneário Camboriú também é destaque quando o assunto é investimento no mercado imobiliário. Também pudera: BC  tem o terceiro metro quadrado mais valorizado do Brasil , ficando atrás apenas das capitais São Paulo e Rio de Janeiro. 

Regiões como a Barra Sul e a Barra Norte, na outra ponta da Praia Central, podem custar, por metro quadrado, até R$ 8 mil reais. 

Turismo que encanta o ano todo

Que o ponto forte de Balneário Camboriú é o agito de sua noite não há dúvidas.

Além das opções de baladas noturnas, a cidade também recebe uma série de eventos organizados pela prefeitura municipal, o que garante movimento durante o ano inteiro na cidade.

A variedade de opções de lazer que a cidade oferece contempla a todos os gostos e estilos de moradores, e é destaque neste que é um dos destinos mais cobiçados pelos turistas do mundo inteiro.

Os viajantes que curtem vir à cidade em fevereiro, por exemplo, podem aproveitar o Carnaval, tradicionalmente reconhecido pelos eventos e famosos shows gratuitos na área central.

Outro evento que marca a cidade é realizado durante a Páscoa. O “Coelhinho da Praia” é uma iniciativa público-privada, que transforma a cidade com uma temática praiana, e é especialmente voltado para a criançada.

Já o Réveillon de Balneário Camboriú é a noite mais aguardada do ano. Como falamos no início do texto, esse evento  chega a reunir cerca de 1 milhão de pessoas do Brasil inteiro para assistir ao espetáculo de fogos da areia à beira-mar. 

E os investimentos na cidade nunca param. Para os próximos anos, estão previstos grandes lançamentos de renome dentro do mercado imobiliário, entre eles o gigante Yachthouse by PininFarina, que possui as duas maiores torres gêmeas da América Latina.

Mas vamos mostrar a seguir para você outras curiosidades sobre Balneário Camboriú que você precisa conhecer:

Curiosidades sobre Balneário Camboriú

Conhecida como a ‘Dubai Brasileira’

A cidade de Balneário Camboriú é apelidada de Dubai Brasileira. Esse apelido faz uma alusão à cidade dos Emirados Árabes, famosa pelos seus vários prédios modernos e altos. 

Por Dubai, nos Emirados Árabes, ser um centro mundial de negócios e investimentos, foi dada essa alcunha também para Balneário, visto que a excelente cidade litorânea catarinense tem tudo para ser líder nesse setor no Brasil.

Há alguns anos Balneário Camboriú tem empreendimentos desse tipo – grande parte deles ultrapassa os 100 metros de altura.

Mas além disso, o apelido também se dá por conta de suas várias baladas e outros tipos de entretenimento que oferece à noite (veja mais abaixo).

O terceiro ponto que fez com que Balneário Camboriú se tornasse a Dubai brasileira foram as suas paisagens naturais, principalmente suas belas praias. Saiba mais aqui o motivo pelo qual BC é considerada a Dubai Brasileira.

Abriga os maiores prédios do Brasil

Sim, esse é um dos motivos pelos quais apresentamos a primeira curiosidade, mas não podemos deixar de citar essa peculiaridade como uma curiosidade também. Isso porque Balneário Camboriú abriga pelo menos 8 dos 10 prédios mais altos do Brasil.

Isso mesmo. Não é em São Paulo que estão os maiores arranha-céus brasileiros. É em BC. Além disso, Balneário Camboriú receberá um dos prédios mais altos da América Latina, que está em fase de finalização e deverá ser entregue em dezembro de 2020.

As torres gêmeas do gigante YachtHouse by Pininfarina já estão com seus 280 metros construídos na Barra Sul de Balneário e receberão moradores ilustres, como o jogador Neymar e os cantores Luan Santana e Sorocaba.

Mas não é só isso. Outro empreendimento ganha um grande destaque: é o One Tower, da FG Empreendimentos em parceria com o empresário Luciano Hang, da Havan. 

O One Tower e o YachtHouse travaram uma verdadeira disputa pelo arranha-céu mais alto, tanto que a diferença entre eles é de pouquíssimos centímetros.

Ciclovia em zigue zague de Balneário Camboriú

01 de novembro de 2021

Uma nova ciclovia em Balneário Camboriú. Em formato de “zigue-zague”, a nova ciclovia fica na Estrada Rainha. A proposta da obra seria evitar acidentes no trecho de morro íngreme. Além disso, segundo a Secretaria de Obras do município, o projeto quer tornar a via um ponto de turismo na região.

A ciclovia tem um charme e boa sinalização, sendo seguras para os ciclista por estar totalmente segregada do trafégo de veículos. 

O projeto tem como objetivo tornar a Estrada da Rainha um ponto de turismo de contemplação, com integração da via aos pontos turísticos da Região Norte, como a roda gigante e o molhe.

Obra do alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú

01 de outubro de 2021

A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.


Se você esteve em Balneário Camboriú antes do dia 22 de agosto, vai se deparar com outra praia Central quando visitar novamente a Dubai brasileira, ou melhor, a Copacabana catarinense.